...
 
ANO 23 • NÚMERO 41 • SETEMBRO DE 2019
 
Editorial
...
...

Dando continuidade à nossa presidência frente à SBCM, gostaria de compartilhar nossa vivência neste período, bem como nossas expectativas sobre os caminhos a serem trilhados pela nossa sociedade

> Leia mais

...Marcelo Rosa de Rezende
Presidente da SBCM
 
Informe Secretaria
...
 
...Samuel Ribak,
secretário SBCM
 
> Confira o informe
 
Nesta edição
...
 
... ...
Entrevista Congresso
... ...

A formação do médico no País tem sido assunto polêmico entre diversos profissionais do setor. As Universidades públicas têm grande importância na evolução da medicina. Confira a entrevista sobre o assunto com o Prof. Dr. Milton de Arruda Martins, presidente da Comissão de Graduação da Faculdade de Medicina da USP.

O Mão 2019 recebeu mais de 700 congressistas, representantes de 8 países diferentes. Para o presidente do Congresso, Dr. Milton Pignataro, o evento foi um grande sucesso. A 40ª edição já tem data marcada: de 6 a 8 de agosto, em Belém – Pará.

> Leia a entrevista completa > Saiba mais
 
...
Artigo
Artigo Internacional

Enxerto ósseo no tratamento da não consolidação do escafoide com necrose do polo proximal: revisão da literatura

Comentado por: Dr. Osvaldo Mendes de Oliveira Filho

O texto mostra que não há um consenso na literatura se o tratamento com enxerto vascularizado é efetivo em todos os casos com necrose do polo proximal do escafoide.

Tumores Subungueais: Uma Abordagem Algorítmica.

Comentado por: Dr. Paulo Henrique Ruschel

O texto descreve uma extensa lista de lesões subungueais malignas e benignas, enfatizando que o diagnóstico precoce é extremamente importante para um bom resultado final.

   
[ Leia na íntegra ] [ Leia na íntegra ]
 

Eventos

...
 
...

SIMÃO 2019 será realizado em outubro

 

O SIMÃO 2019, será realizado no mesmo formato do ano passado, de forma descentralizada. O simulado preparatório para o Exame de Suficiência para Título de Especialista em Cirurgia da Mão está agendado para o dia 19 de outubro de 2019.

 
> Saiba mais
 
 
...
 
...

Ações da CDPE

 

A defesa profissional dos cirurgiões da mão é um dos compromissos da SBCM. Apesar de muito importante, a atividade ainda não tem o reconhecimento devido pelos órgãos governamentais. Acompanhe a entrevista do Dr. Hugo Nakamoto, presidente da CDPE, e confira as ações realizadas por esta Comissão.

 
> Saiba mais
 
 
...
 
...  

SBCM promove campanhas de prevenção para o público leigo

 

Os tatuadores e os profissionais e pessoas que utilizam serras circulares foram os focos das campanhas de prevenção de acidentes e traumas da SBCM, neste segundo semestre de 2019. Por meio de posts nas mídias sociais, a Sociedade alertou o público sobre os cuidados com as mãos nestas duas atividades.

 
> Saiba mais
 
...
 
 
...  

Diretoria da SBCM 2022

 

A partir de 2022, a Diretoria da SBCM passará a ser anual. Durante o 39º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, foi eleita a chapa que irá compor a diretoria do período. Confira.

 
> Saiba mais
 
...
 
 
...  

Nota de falecimento

 

Com muito pesar, a SBCM comunica a todos o falecimento de um de seus jovens membros, o Dr. Carlos Renato Abrão, de Brasília – DF. Com apenas 40 anos, ele deixou amigos e familiares e uma imensa saudade. Confira a carta de seu irmão, Dr. Luiz Roberto Abrão.

 
> Saiba mais
 
...
 
   
Expediente  
   
...