...
 
ANO 23 • NÚMERO 37 • JULHO DE 2018
 
 
Artigo Internacional
...
 
Tumores Subungueais: Uma Abordagem Algorítmica

 

Autores: Dra. Katharine M. Hinchcliff e Dr. Clifford Pereira

JOURNAL OF HAND SURGERY, julho de 2019, Vol. 44. Páginas 588 - 598.

Comentado por: Dr. Paulo Henrique Ruschel

 
 

Confira o artigo completo, clique aqui.

Este artigo de revisão “Current Concepts”, descreve uma extensa lista de lesões subungueais malignas e benignas. Enfatiza que o diagnóstico precoce é extremamente importante para um bom resultado final.

Inicia o artigo com uma breve revisão da anatomia e em seguida faz um algoritmo de tratamento, dividindo em dois grandes grupos: deformidade ungueal não-específica e lesão vascular.

Em seguida, de maneira bem didática descreve os vários tipos de lesões subungueais:

1-lesões de crescimento ósseo: onde temos as exostoses, chondromas e osteocondromas extra-ósseos de ocorrência bem rara.

2-lesões de origem vascular: o tumor glômico é o mais frequente e seu tratamento é cirúrgico com índice de recidiva de 4% à 15%. Outras lesões apresentadas são os hemangiomas e o granuloma piogênico

3-lesões císticas:  dentre as lesões císticas a mais comum é o cisto epidérmico

4-lesões sólidas: nas lesões sólidas a biópsia é mandatória. Orientam o tipo de biópsia que deve ser realizada. Descrevem o fibroma subungueal, o onchomatricoma (muito raro), o carcinoma de célula basal e escamosa este último o mais comum. Chamam atenção ao melanoma, enfatizam o diagnóstico precoce (pigmentação do eponíqio – Sinal de Hutchinson). Alertam que a apresentação do melanoma é variável e frequentemente amelanócito.

Artigo de revisão muito completo das lesões benignas e malignas do complexo ungueal. Chamam a atenção que as lesões ungueais que não resolvem em 8 semanas, necessitam um diagnóstico mais preciso. O conhecimento da característica das lesões e achados de imagens podem direcionar ao diagnóstico preciso.

Finalizam salientando que a ressecção tumoral deve ser realizada com a máxima preservação da função da mão porém sem comprometer as margens cirúrgicas em lesões malignas.

   
   
...