...
 
ANO 23 • NÚMERO 36 • JUNHO DE 2018
 
Editorial
...
...

Os seis primeiros meses do ano foram bastante intensos para a SBCM, com árduos dias de trabalho, mas também com muitas conquistas que nos deixa confiantes para um segundo semestre ainda melhor, cada vez mais próximos de nossos associados e da população.

> Leia mais

...Milton B. Pignataro,
presidente SBCM - 2018/2019
 
Informe Secretaria
...
 
...Samuel Ribak,
secretário SBCM
 
> Confira o informe
 
Nesta edição
...
 
... ...
Mensagem do presidente Congresso
... ...

Após um longo período para preparo do nosso evento, podemos dizer que o nosso congresso tem tudo para ser um sucesso.

O 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão será realizado no Ceará, na cidade de Fortaleza, entre os dias 16 e 18 de agosto.

   
> Leia mais > Leia mais
   
 
Artigo Artigo Comentado
...
   
Avaliação funcional pós-operatória em pacientes com acometimento radioulnar submetidos à técnica de sauvé-kapandji
por Caroline Brum Sena, Filipe Jun Shimaoka, Nilton Mazzer, Daniela N. Goia, Luiz Garcia Mandarano Filho, Claudio Henrique Barbieri.
Atrofia de tecidos moles relacionada à infiltração com corticoide: Revisão da Literatura e implicações para o Cirurgião de Mão
Comentado por Dr. Marcelo Rosa de Rezende, Dr. Gustavo Bersani Silva e Dr. Tiago Guedes da Motta Mattar.
   
Artigo publicado na Biblioteca Virtual da Fapesp  
   

O acometimento da articulação radioulnar distal, ocasiona um importante comprometimento funcional da mão. Sua integridade é o ponto crítico para manutenção da estabilidade do membro, afetando a capacidade de pronosupinação. Por essa limitação, há relatos de dor, fraqueza e dificuldades na execução das atividades da vida diária, ocasionando um grande impacto na qualidade de vida desta população.

A proposta deste artigo foi avaliar os resultados clínicos e radiográficos em uma série de fraturas instáveis metacarpais, as quais após a redução não se mantiveram estáveis na posição de segurança, necessitando de implante de fixação. Fraturas que envolvem múltiplos metacarpos têm menor força de estabilização ao seu redor, pela ação de forças musculares deformantes.
   
[ Leia na íntegra ] [ Leia na íntegra ]
   
 
Campanha
...
 
...

SBCM desenvolve campanha conjunta para prevenção de acidentes com fogos de artifício

 

A utilização de fogos de artificio nos meses de junho e julho é muito comum por conta das festas juninas e de São João. O ano de 2018 ainda trouxe mais um cenário propício a utilização dos artefatos, a Copa do Mundo. O mal uso dos fogos, no entanto, pode trazer graves consequências à saúde, como surdez, queimaduras e até amputações.

 
> Saiba mais
 
Eventos
...
 
...

SBCM marca presença no 50º CBOT

 

A Sociedade estará presente no evento de várias maneiras. Uma delas é no Dia da Especialidade da Mão, que será no dia 15/11. Além disso, a SBCM fará parte da grade do congresso de forma geral. E, neste ano, também promoverá um Pré-Congresso, que será realizado no dia 14/11 e contará com a participação especial do Dr. Daniel Nagle dos Estados Unidos.

 
> Saiba mais
 
...
   
Expediente  
   
...