...
 
ANO 23 • NÚMERO 36 • JULHO DE 2018
 
 
Artigo
...
 
Avaliação funcional pós-operatória em pacientes com acometimento radioulnar submetidos à técnica de sauvé-kapandji.

Artigo publicado na Biblioteca Virtual da Fapesp
  por Caroline Brum Sena, Filipe Jun Shimaoka, Nilton Mazzer, Daniela N. Goia, Luiz Garcia Mandarano Filho, Claudio Henrique Barbieri.  
 
  1. Médico ortopedista, auxiliar do programa de ortopedia e traumatologia da FHAJ de Manaus, AM , Brasil.
  2. Médico ortopedista, auxiliar do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  3. Médico docente do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  4. Fisioterapeuta do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil.
  5. Médico ortopedista, assistente do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil
  6. Médico docente do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil.

Trabalho foi realizado no Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor . Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP 
Av: Bandeirantes, 3900 CEP 14049-900  Ribeirão Preto-SP(16) 636330336 Fax: (16) 36330336 
Correspondência: dra.caroline.sena@gmail.com
Conflito de interesse: O autor declara não haver conflito de interesse.

RESUMO

O acometimento da articulação radioulnar distal, ocasiona um importante comprometimento funcional da mão. Sua integridade é o ponto crítico para manutenção da estabilidade do membro, afetando a capacidade de pronosupinação. Por essa limitação, há relatos de dor, fraqueza e dificuldades na execução das atividades da vida diária, ocasionando um grande impacto na qualidade de vida desta população.
Objetivo: Estudar retrospectivamente pacientes operados pela técnica de Sauvé-Kapandji, portadores de sequelas de diversas etiologias, comparando  resultados com a literatura. Materiais e Métodos: Coorte transversal, com levantamento de pacientes já operados no hospital entre 2010 a 2015 em acompanhamento no ambulatório. Foram 16 pacientes que já haviam sido submetidos a tratamento cirúrgico após avaliação física, radiológica e sem melhora com tratamento conservador. Dados pós-cirúrgicos foram de imagem (radiografia), exame físico (grip e pinch) e funcional através de questionário PRWE (Patient Rated Wrist Evaluation) e ainda a auto-avaliação sobre a presença de dor e o resultado funcional da cirurgia.
Resultados: Regulares e satisfatórios (62,25%) com a técnica cirúrgica Sauvé-Kapandji. Mesmo observando alterações angulares da flexo-extensão isso não influenciou a medida da força entre os membros (avaliação física) e o desempenho nas atividades realizadas (Questionário PRWE) previamente a cirurgia.
Discussão: Sem estabelecer comparações com outros procedimentos, a operação de Sauvé-Kapandji é uma arma terapêutica eficaz, cujo emprego deve ser preconizado para casos semelhantes àqueles aqui demonstrados.
Conclusão: Os resultados observados neste estudo foram satisfatórios e indicaram bom prognóstico para os pacientes portadores de alteração na articulação radioulnar operados pela técnica de Sauvé-Kapandji. Novos estudos clínicos randomizados serão necessários para avaliar se esta técnica poderá ser utilizada como referência para este tipo de comprometimento articular.

   
   
...