...
 
ANO 23 • NÚMERO 36 • JUNHO DE 2018
 
 
Congresso Mão 2018
...
...
   
 
 

Mão 2018 tem programação definida


O 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão será realizado no Ceará, na cidade de Fortaleza, entre os dias 16 e 18 de agosto. O evento espera receber cerca de 800 pessoas, entre palestrantes, expositores e congressistas e tem o objetivo de dar suporte ao aprimoramento de conhecimento e técnica em cirurgias da mão aos profissionais da saúde.

As novidades deste ano são a presença de especialistas estrangeiros nas mesas de discussão e a exposição dos trabalhos em locais de maior destaque, com a oportunidade de apresentação dos mesmo em pôsteres físicos. “Convido a todos para participarem deste grande evento. Não há dúvidas de que apenas o conhecimento nos leva a excelência. Por isso, participe grande oportunidade de aprender”, afirma o presidente do 38ºCBCM e vice-diretor da SBCM, Marcelo Rosa.

Temas centrais

As palestras e mesas redondas do Mão 2018 foram definidas em torno de três principais temas - patologias congênitas, artroscopia do punho e trauma. Os palestrantes nacionais e internacionais vão compartilhar todo seu conhecimento teórico e prático sobre os assuntos e suas experiências. Os participantes do evento estão convidados para esclarecer dúvidas e também mencionar suas atividades, transformando assim os auditórios em locais de aprimoramento de técnicas.

Entre os palestrantes, está convidado o consultor sênior na Divisão de Cirurgia Plástica da Mayo Clinic, na Flórida, Dr. Antonio Jorge Forte.  O médico brasileiro, que mora dos Estados Unidos, vai falar sobre microcirurgia para vasos linfáticos em palestra e participar de uma mesa redonda moderna sobre cobertura cutânea do dorso da mão e punho. “Vou abordar principalmente os avanços no tratamento do linfedema, em especial as técnicas microcirurgicas. Hoje podemos realizar com mais sucesso a anastomose linfático-venosa, que consiste em uma conexão entre os vasos linfáticos e as veias do plexo sub-dérmico. Esses vasos são menores que 1 milímetros, e a anastomose é feita com fio mais fino que cabelo, com auxílio do microscópio de alta magnificação (15-20 vezes)”, explica o especialista.

Além dele, outros especialistas de renome estarão presentes no evento, como os convidados internacionais Amit Gupt (EUA), Alex Muset (Espanha), Jeffrey Yao (EUA), Ronaldo Carneiro (EUA) e Wolfgang Hintringer (Austria). Além disso, neste ano, haverá uma nação convidada – a Sociedade Portuguesa de Cirurgia da Mão, que irá mostrar as diferentes formas de tratamento para traumas e anomalias nas mãos no país.

Local do evento

A região nordeste do Brasil foi escolhida para sediar o evento por reunir características únicas que podem trazer mais conforto aos congressistas. Na capital cearense, os participantes irão acompanhar os debates na Fábrica de Negócios, um com completa infraestrutura para receber muitas pessoas, salas climatizadas e equipadas com aparelhos de alta tecnologia.

Além deste espaço, os congressistas poderão se aprofundar na cultura nordestina, que traz um culinário bem particular, com base em frutos do mar. As danças fazem referência ao folclore brasileiro e as praias são consideradas as mais bonitas do País.

APP do Congresso

O aplicativo do 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão já está disponível para download – Mão 2018. Nel, os usuários podem ter acesso a toda a programação do evento, com identificação das salas e, ainda, conferir notícias com os destaques do evento.

Para inscrever-se, acesse o site: http://www.mao2018.com.br/

   
   
...