...
 
ANO 23 • NÚMERO 41 • SETEMBRO DE 2019
 
 
Editorial
...
 
...
...Marcelo Rosa de Rezende
Presidente da SBCM

Dando continuidade à nossa presidência frente à SBCM, gostaria de compartilhar nossa vivência neste período, bem como nossas expectativas sobre os caminhos a serem trilhados pela nossa sociedade

Com a experiência vivenciada no Congresso da International Federation of Societies for Surgery of the Hand (IFSSH), realizado em Berlim, pudemos constatar a necessidade de um posicionamento mais forte da SBCM, junto a esta instituição. Como uma das 8 sociedades de cirurgia da mão, fundadoras desta entidade precisamos reivindicar uma maior participação no processo decisório e deliberativo, como por exemplo participar da comissão científica, que planeja e organiza os eventos.

Mais recentemente participamos do Congresso da Federação Sudamericana de Cirurgia da Mão, em Cartagena, e mais uma vez constatamos que a SBCM, enquanto instituição, foi colocada em segundo plano em detrimento de outras associações, que tem uma representatividade pequena no cenário nacional. Contudo, neste evento ficou claro, que quando as Sociedades representativas e estabelecidas de cada país não são devidamente ouvidas e convidadas a participar de forma efetiva no evento, as consequências são obvias, como ocorreu em Cartagena, onde houve um número muito pequeno de participantes ( cerca de 350), se considerarmos que teoricamente se tratava de um congresso latino-americano.

Portanto, para nós, ficou claro que a SBCM, precisa buscar um posicionamento mais forte e claro junto à estas federações, proporcional a nossa grandeza, caracterizada por uma sociedade composta de 770 membros, congregados dentro de uma estrutura institucional, educacional e de luta pelos direitos da nossa especialidade. Acreditamos que com a eleição do novo presidente, Dr. Jefferson Braga,  da Federação Sudamericana de Cirurgia da Mão, que agora passará a ser chamada de Sociedade Latino-Americana de Cirurgia da Mão, iremos retomar o protagonismo, do qual somos merecedores, sempre com o espírito de promover o compartilhamento do conhecimento e evoluir na politica de formação da novas gerações de cirurgiões de mão

Na nossa agenda doméstica, nós da diretoria, estamos discutindo a melhor forma de dar andamento na proposta de adequação do nome da sociedade, incluindo termo que possa caracterizar melhor a amplitude de nossas áreas de atuação. A meu ver trata-se de um assunto de grande importância se considerarmos que precisamos caracterizar de forma clara, o real espectro de nossa atuação, que com certeza não se restringe a topografia da mão. Talvez não consigamos a aprovação ainda este ano, mas pretendemos deixar todo o terreno pavimentado para que a próxima diretoria possa dar andamento ao processo.

Nossa sociedade cresceu muito nos últimos anos, sendo que muitos serviços credenciados foram criados, o que se por um lado é bom, por outro nos faz repensar sobre a forma de podermos avaliar a qualidade, sem nunca perder de vista a formação dos novos especialistas. Acreditamos que a avaliação da qualidade de um serviço não pode se resumir a aprovação de seus residentes. Para tal, iremos estabelecer novas formas de avaliação dos serviços, para que estes não só mantenham a sua qualidade, mas que busquem sempre a sua melhora.

O Handcast está na sua segunda temporada, agora sobre a fratura e pseudoartrose do escafoide. Esta nova forma de educação e conhecimento está em consonância com a realidade dos nossos dias, pois todos os módulos são baseados em artigos científicos. Sugiro que não só os cirurgiões de mão da nossa sociedade, mas principalmente nossos residentes, ouçam os podcasts,  pois é um jeito fácil de se atualizar em temas diversos da cirurgia da mão.

Lembro a todos que este ano teremos um espaço importante no CBOT-2019 (14 a 15 de novembro), com atividades científicas ao longo dos 2 dias e meio de congresso. Já está confirmada a participação do nosso convidado estrangeiro Dr. Alex Lluch, do Instituto Kaplan, Barcelona, que irá nos trazer o que há de mais atual sobre as patologias do punho. Vários expoentes nacionais irão também participar do evento como palestrantes. Não Percam!

Por fim gostaria de parabenizar o Dr. Milton Pignataro, que junto com a atual diretoria, promoveu um grande congresso da nossa especialidade, em Gramado. Sucesso em relação ao número de participantes, ao alto nível da programação científica e proposta de congraçamento de nossos associados, mostrando que unidos somos fortes.

 

Um abraço a todos.

 
   
Expediente  
   
...