...
 
ANO 23 • NÚMERO 38 • DEZEMBRO DE 2018
 
Editorial
...
...

Meus caros colegas e amigos, mais um ano chega ao fim e, a mensagem que eu quero deixar a todos vocês, membros da SBCM, é de gratidão. Ter estado à frente desta Sociedade por um ano me fez crescer, graças ao convívio maior que tive a oportunidade de ter com colegas...

> Leia mais

...Milton B. Pignataro,
presidente SBCM - 2018/2019
 
Informe Secretaria
...
 
...Samuel Ribak,
secretário SBCM
 
> Confira o informe
 
Nesta edição
...
 
... ...
Entrevista Congresso
... ...

Presidente da SBCM 2019

O Dr. Marcelo Rosa de Rezende estará à frente da Sociedade em 2019 e contou seus projeto, metas e desafios para o próximo ano. Confira!

Inscrições abertas!

O 39º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão será realizado no Rio Grande do Sul, entre os dias 1ª e 3 de agosto.

> Leia mais > Leia mais
 
...
Artigo
Artigo Comentado

Ressecção artroscópica do cisto sinovial volar do punho: Descrição da técnica e série de casos
Por: Ricardo Kaempf de Oliveira, João Pedro Farina Brunelli, Leohnard Roger Bayer, Márcio Aita, Gustavo Mantovani, Pedro J Delgado
Trabalho aceito para publicação na Revista Brasileira de Ortopedia

O cisto sinovial, também chamado de cisto gangliônico, é a lesão tumoral mais frequente do punho. Embora a localização volar não seja a mais frequente, ela aparece em até 20% dos pacientes.  A maioria se origina da articulação rádio-cárpica, embora também possa se originar da articulação médio-cárpica, principalmente na articulação escafo-trapézio-trapezoide.

Fixação com miniplaca de angulo estável das não uniões crônicas instáveis do escafoide.

Comentado por dr. Raimundo Araújo Filho

A proposta deste estudo foi investigar a viabilidade da fixação da não-união do escafoide com uma miniplaca volar angular estável e enxerto ósseo esponjoso. A cura da não-união do escafoide é essencial para a prevenção do SNAC e o subsequente padrão previsível da osteoartrite radiocárpica.

   
[ Leia na íntegra ] [ Leia na íntegra ]
 

Eventos

...
 
...

Matriz de competências - Residência

 

Em conjunto com a Comissão Nacional de Residência Médica, a SBCM definiu novo conteúdo programático para Residência de Cirurgia da Mão.

 
> Saiba mais
 
 
...
 
...

50º CBOT

 

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão marcou presença no 50º CBOT, realizado entre os dias 15 e 17 de novembro, no Rio de Janeiro.

 
> Saiba mais
 
 
...
 
...  

Regional Sul realizará curso em fevereiro

 

Em 8 de fevereiro, a Regional Sul da SBCM realiza o seu curso anual, em Florianópolis. O tema central será patologias do membro superior em crianças e adolescentes.

 
> Saiba mais
 
...
 
...  

Prova de Título

 

Programe-se! A prova de suficiência para obtenção do Título de Especialista em Cirurgia da Mão 2019 será realizada nos dias 15 e 16 de março.

 
> Saiba mais
 
 
...
 
...
 
...
   
Expediente  
   
...