...
 
ANO 23 • NÚMERO 38 • DEZEMBRO DE 2018
 
 
Entrevista
...
 
...
 

Metas do Presidente da SBCM para 2019

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão representa um ato contínuo, formado por suas sucessivas diretorias, caracterizadas na figura do presidente eleito, que vai estar a frente da nossa sociedade no período de 1 ano. Caberá a mim, em 2019, este cargo do qual muito me orgulho e espero poder estar à altura de todos os que me antecederam.

Na verdade, trata-se de um período muito curto, mesmo considerando que fizemos parte da diretoria, no corrente ano de 2018, como presidente do Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, realizado em Fortaleza. Portanto, é necessário que tenhamos metas muito objetivas para que no período de nosso mandato possamos promover discussões e ações que possam vir de encontro aos anseios de nossos associados movendo nossa sociedade sempre para frente. Como parte deste planejamento anual, gostaria de compartilhar com todos alguns objetivos que pretendo implementar junto à nossa sociedade, como se espera de qualquer organização que pretende estar em consonância com a rapidez dos nossos tempos.

Lembro que todas as ações, serão compartilhadas com a atual diretoria, e sua aprovação, seguirão os ritos formais, previstos no estatuto de nossa sociedade.

- Ações para nossa Candidatura para Congresso Internacional da Mão (IFFSH-2025)- daremos continuidade às ações que já foram tomadas até o momento, incluindo a confecção de material para a promoção da nossa sociedade, junto aos representantes votantes da IFFSH. Este material inclui uma produção escrita( BID), e material áudio-visual para ser apresentado em Berlin(2019), quando da votação do país sede. Estamos contratando empresa do ramo para produção de material de alta qualidade, que possam promover a cidade sede (Rio de Janeiro),mostrar as ações que tornariam o congresso no Brasil atrativo, bem como ressaltar todos os pontos positivos de nossa sociedade no contexto mundial. Dentro desta conjuntura, estamos promovendo junto à serviço especializado, o levantamento científico dos membros de nossa sociedade, que possam atestar a nossa grande representatividade científica, junto ao cenário mundial

- Realização do Livro de 60 anos de nossa Sociedade- estaremos finalizando o trabalho de coleta de dados, e confecção de texto, que possa dar continuidade ao histórico de nossa sociedade, material este que também será utilizado para promoção da candidatura para o Brasil-2025.

- Mutirões da Sociedade junto a diferentes regiões do Brasil- com fins educacionais e promoção da nossa sociedade- serão realizados pelo menos 2 mutirões, o primeiro deles, na cidade de Maceio, com o apoio local do Dr. Raimundo, em que pretendemos enviar uma comitiva de cirurgiões de mão, com foco à realização de cirurgias em pacientes com lesão do plexo braquial. Pretendemos obter apoio da comunidade local (Maceio) promovendo uma ação humanitária, associada a uma ação de marketing que possa colocar em pauta uma das áreas de atuação de nossa sociedade. O mutirão do segundo semestre ainda será divulgado, mas será movido pelas mesmas intenções. Acredito que este tipo de ação agrega nossa sociedade, promove a cirurgia da mão ao longo do Brasil e divulga de uma forma honesta nossa sociedade.

-Reforma da sala de reuniões na nossa sede em São Paulo. Como participante das atividades de nossa sociedade ao longo de vários anos, temos observado a necessidade de readequação da sala de reuniões de nossa sociedade, visando não somente o conforto dos participantes das decisões de nossa sociedade, bem como adequar às novas tecnologias áudio-visuais que permitam reuniões com nossos membros à distância. Assim pretendemos aproximar cada vez nossos associados, integrando os nossos membros dos locais mais distantes, evitando muitas vezes, gastos desnecessários com viagens e estadias.

- Atualização do nosso Site- Daremos continuidade a ação iniciada com o Dr Milton Pignataro, com a implementação de um site da nossa sociedade que possa ser mais dinâmico e atraente, junto aos nossos associados, incluindo uma área específica para eles. com material científico atualizado constantemente.

- Realização de Podcasts- em consonância com os novos tempos, iremos promover a realização de podcasts, com temáticas científicas variáveis, dentro de um ambiente informal e com conteúdo. Sabemos que hoje, o conhecimento científico, mudou sua forma de ser transmitido. O conhecimento formal está disponível na internet, precisamos ter como diferencial a opinião do especialista, com sua vivência, experiência e discernimento sobre as melhores condutas terapêuticas. Esperamos que o podcast possa ser uma nova forma de comunicacao e ensino em nossa sociedade

- Discussão sobre a adequação do nome de nossa sociedade- Sabemos que esta discussão já foi feita no passado, contudo face aos novos tempos, julgo importante retomá-la, pois nossa realidade em termos de comunicação deve acompanhar as mudanças tecnológicas, de forma a permitir que possamos promover nossas ações de uma forma mais efetiva. Hoje obervamos o amplo espectro de atuação, atribuídas ao cirurgião da mão, como por exemplo, cirurgia de nervo periféricos dos membros, em especial a cirurgia do plexo braquial, as grandes reconstruções ósseas, o tratamento de várias deformidades congênitas de todo o membro superior, as cirurgias reconstrutivas que vão muito além da mão e do punho. Além disso, julgo importante ressaltar a maior expertise do cirurgião de mão para o tratamento das fraturas do antebraço em especial do rádio distal. Sei que se trata de um tema polêmico e passível de muita discussão, portanto será colocada esta pauta para discussão junto a toda a nossa sociedade para que possamos decidir sobre o melhor caminho a ser tomado

- Continuidade ao trabalho de fortalecimento das Regionais. Como parte da diretoria do Dr Milton Pignataro no ano de 2018, pretendemos reforçar a importância das regionais da nossa sociedade, cobrando uma atuação efetiva de seus diretores, no sentido de realizar os eventos anuais no primeiro semestre, com a clara alusão de que se trata um evento da regional e não um anexo de outros cursos. Para tal, a sociedade dará o suporte para divulgação, apoio com envio de um membro da diretoria para participar na divulgação da sociedade e da parte científica do evento. Queremos uma diretoria de regional que tenha motivação para participar de nossa sociedade e traduza este sentimento com ação e interação.

Por fim, gostaria de poder contar com o apoio de todos com sugestões e atitudes que possam fortalecer cada vez mais nossa sociedade.
Por uma Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão cada vez mais forte.

 

Marcelo Rosa de Rezende
Presidente da SBCM- 2019

   
   
...