...
 
ANO 23 • NÚMERO 35 • MARÇO DE 2018
 
Editorial
...
...

É uma honra estar à frente da SBCM neste ano, que começou agitado e com muitas ideias de renovação e aprimoramento de nossas atividades.

Todos os membros da nova diretoria estão engajados em dar continuidade as atividades instituídas nas gestões passadas...

> Leia mais

...Milton B. Pignataro,
presidente SBCM - 2018/2019
 
Informe Secretaria
...
 
...Samuel Ribak,
secretário SBCM
 
> Confira o informe
 
Nesta edição
...
 
... ...
Entrevista Congresso
... ...
Nesta edição, o MANUS conversou com o deputado federal Luciano Ducci (PSB), membro da Frente Parlamentar da Medicina (FPMed). O Mão 2018 acontecerá entre os dias 16 e 18 de agosto. Confira a entrevista do presidente do Congresso, Marcelo Rosa, e saiba mais.
   
> Leia a entrevista completa > Leia a entrevista completa
   
   
Artigo Artigo Comentado
...
   
Estudo da regeneração nervosa em nervo periférico de ratos da linhagem SHR utilizando Plasma Rico em Fibrina (PRF)
por Jordana Scheeren, Marcela Fernandes, Sandra Gomes Valente, Luis Renato Nakachima, Carlos Henrique Fernandes, João Baptista Gomes dos Santos, Flávio Faloppa
Avaliação clínica e radiográfica da fixação com haste Intramedualar para o tratamento de fraturas metacarpais intáveis
comentado por Samuel Ribak e Helton Hiroshi Hirata
   
Artigo publicado na Biblioteca Virtual da Fapesp Artigo publicado na Revista HAND 2018, Vol. 13(2) 184–189
   
Lesões de nervos periféricos representam um desafio para a microcirurgia, e ​​raramente apresentam recuperação funcional sem intervenção cirúrgica 1,2. Quando ocorre perda de substância nervosa, o enxerto de nervo é o tratamento padrão-ouro para reparo de lesões de nervos periféricos 3-7. O Plasma Rico em Fibrina (PRF), substância dotada de fatores de crescimento, tem sido usado para auxiliar no processo de cicatrização após reparo do nervo 8.
A proposta deste artigo foi avaliar os resultados clínicos e radiográficos em uma série de fraturas instáveis metacarpais, as quais após a redução não se mantiveram estáveis na posição de segurança, necessitando de implante de fixação. Fraturas que envolvem múltiplos metacarpos têm menor força de estabilização ao seu redor, pela ação de forças musculares deformantes.
   
[ Leia na íntegra ] [ Leia na íntegra ]
   
 
Comissões e Regionais
...
 
...

Prova de obtenção de Título recebe 54 residentes

 
No dia 17 de março, das 8h às 13h, foi realizado no Matsubara Hotel, a Prova de Suficiência para obtenção do Título de especialista em Cirurgia da Mão de 2018. O evento reuniu cerca de 54 residentes, que passaram por uma prova escrita e oral.
 
> Saiba mais
 
...
...

Regional MG-ES realiza evento em maio

 
O evento da Regional MG-ES da Sociedade ocorrerá nos dias 25 e 26 de maio no Auditório do Núcleo de Ciências da Saúde do Hospital Felício Rocho, na cidade de Belo Horizonte (MG). Um dos convidados já confirmados é o Dr. Sérgio Okane.
 
> Saiba mais
 
...
...

Regional de São Paulo realizará curso anual sobre lesão do plexo braquial

 
A Regional de São Paulo da SBCM realizará o seu curso anual nos dias 20 e 21 de abril, no Hospital Sírio-Libanês, em conjunto com a Sociedade Brasileira de Microcirurgia Reconstrutiva. O tema central da edição é a lesão do plexo braquial.
 
> Saiba mais
 
...
...

Curso da Regional Centro-Oeste acontecerá em abril

 
Entre os dias 6 e 7 de abril, será realizado na Pousada Penhasco na Chapada dos Guimarães (MT), o curso da Regional Centro-Oeste da SBCM. O evento receberá como convidado especial o professor Carlos Zaidenberg, ortopedista e cirurgião de mão.
 
> Saiba mais
   
...
...

CDPE define metas para 2018

 
Neste ano, a CDPE, Comissão de Defesa Profissional e Ética da SBCM, tem como meta estreitar as relações com os membros titulares, auxiliando em tudo o que for possível quanto as dúvidas e problemas. Confira o comunicado completo.
 
> Saiba mais
   
   
Expediente  
   
...