...
 
ANO 23 • NÚMERO 35 • MARÇO DE 2018
 
 
Congresso Mão 2018
...
...
   
 

38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão acontecerá em agosto


Entre os dias 16 a 18 de agosto, será realizado na Fábrica de Negócios, localizada na cidade de Fortaleza (CE), o 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão. Nesta edição, no aspecto científico, serão abordados 3 temas principais: patologias congênitas, artroscopia do punho e trauma.

Confira a entrevista do presidente do 38º CBCM, Marcelo Rosa de Rezende e veja as atualidades.

 

Como estão os preparativos para o 38º CBCM?

A grade científica já está praticamente definida, tendo como foco principal a locação de especialistas na área a ser discutida para que realmente possamos ter um congresso de alto nível científico. Basicamente iremos dispor de 4 salas, o que possibilitará a diversificação de assuntos abordados cobrindo principalmente a área da artroscopia do punho, patologias congênitas, paralisia obstétrica e lesões traumáticas. Estamos atentos aos detalhes, desde a escolha dos hotéis, a disposição dos tópicos a serem discutidos no programa do congresso, disponibilização de mídia visual que proporcione a qualidade das apresentações e melhor aproveitamento possível por parte dos participantes do congresso.

 

Como serão as participações dos convidados internacionais?

A escolha dos convidados internacionais focou em grandes especialistas de áreas diversas da cirurgia da mão. O Professor Amit Gupta, foi um dos desenvolvedores da prótese de punho, um exímio cirurgião de trauma e publicou um livro consagrado na área de patologias congênitas “ The Growing Hand”. O Professor Jeffrey Yao, representa a nova geração da sociedade americana de cirurgia da mão, sendo membro de destaque da ASSH, tendo inclusive ganho o prêmio “Sterling Bunnell”, concedido aos pesquisadores mais relevantes da nova geração, estando na vanguarda das patologias do punho com especial foco para a área da artroscopia. O Professor Alex Muset, representa a escola europeia da cirurgia da mão sendo uma referência na área de paralisia obstétrica e síndromes compressivas do membro superior. Teremos ainda a participação do Dr. Antonio Forte, brasileiro radicado nos Estados Unidos, e trabalhando na Mayo Clinic, que irá nos brindar com uma apresentação sobre o uso da supermicrocirurgias na reconstrução dos vasos linfáticos. O Professor Ronaldo Carneiro, outro brasileiro também radicado nos Estados Unidos, como sempre nos trará novidades científicas, com foco na discussão das diferenças de formação do cirurgião de mão nos Estados Unidos e no Brasil. Por fim, teremos uma grande delegação portuguesa que irá trazer grandes contribuições da escola europeia para a cirurgia da mão. Como podemos ver, o congresso deste ano está imperdível.

 

Quais são os diferenciais desta edição do Congresso?

Serão muitas novidades. Teremos duas salas com tradução simultânea o que permitirá a realização de duas conferências de estrangeiros ao mesmo tempo. Outro aspecto relacionado aos convidados estrangeiros se refere as participações deles nas mesas redondas, o que irá elevar o nível das discussões. Assim pudemos aumentar o número de participações de nossos convidados aproveitando ao máximo do seu conhecimento, e ainda aumento do leque de opções temáticas.

Em relação a apresentação de trabalhos, voltamos a ter o pôster físico, que será valorizado através de sua exposição numa área central do centro de convenções e sua apresentação para uma banca de examinadores. Teremos a participação de uma grande delegação portuguesa, representada por membros da sociedade portuguesa de cirurgia da mão, que irão participar das atividades científicas e pela própria facilidade da língua irão, com certeza, ter uma grande integração com nossos membros.

Os nossos membros terão várias opções hoteleiras, todas muito próximas do centro de convenções. Teremos um evento integrado com a Sociedade Brasileira de Terapia da Mão e Membro Superior. A interação do cirurgião com a terapia da mão é que proporciona a melhora do tratamento de nossos pacientes, portanto nada mais importante do que o trabalho em conjunto.

Este ano também teremos um pré-congresso que irá abordar as fraturas mais comuns na região da mão e punho, com foco nos avanços das técnicas de métodos de fixação.

Visando a integração de nossos sócios, teremos um evento social na noite de sexta-feira que irá propiciar o congraçamento de todos através de uma festa na qual iremos distribuir o certificado dos novos membros da sociedade, dos melhores trabalhos do congresso e o agradecimento aos membros estrangeiros, isto tudo num ambiente de descontração, música e alegria. Queremos trazer para nosso convívio a ala jovem da nossa sociedade, mostrando que o presente e futuro de nossa sociedade depende da conjunção da experiência com a força da juventude.

 

Para o senhor, qual a importância deste evento para o setor?

O Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, realizado anualmente, é sem dúvida o maior evento da nossa sociedade, que visa a atualização do conhecimento na área de cirurgia da mão e cirurgia reconstrutiva do membro, aliado ao congraçamento de todos os sócios, com a oportunidade de compartilhamento de ideias e atitudes frente às diversas adversidades que envolvem nossa especialidade. Nele podemos captar os anseios de nossos associados, e assim direcionar nossas ações, que possam levar ao constante reconhecimento da importância da nossa especialidade e assim a sua valorização. Na nossa pauta está aprimorar cada vez mais as formas de comunicação com os membros da sociedade, permitindo assim que nossos esforços façam sentido e tornem a participação de todos imprescindível, afinal acreditamos no lema de que somente seremos fortes se estivermos unidos em prol de uma sociedade forte.

Para inscrever-se, acesse o site: http://www.mao2018.com.br/

   
   
...