...
 
ANO 23 • NÚMERO 37 • SETEMBRO DE 2018
 
 
Palavra do Presidente do Mão 2018
...
 
...

Como presidente do 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, tinha o objetivo de poder realizar, com o apoio de toda diretoria da nossa sociedade, um evento que tivesse como pilares o aspecto científico, integrativo e calor humano. Para que pudéssemos tornar o sonho realidade, tivemos que trabalhar com afinco.

Gostaria de compartilhar com todos alguns aspectos do nosso evento. Sem dúvida houve um planejamento cuidadoso para que pudéssemos atingir nosso objetivo, contudo um evento da magnitude do nosso, em que tivemos um surpreendente número de participantes (650), sabemos que algumas variáveis poderiam fugir do nosso controle. Contudo, revendo todo o processo, fomos agraciados, com um evento que transcorreu sem qualquer intercorrência, em que todas as nossas propostas puderam se concretizar.

A parte científica teve como ponto alto a participação de nossos convidados estrangeiros que trouxeram experiência e inspiração para todos nós. Eu salientaria o estudo anatômico da mão e punho apresentados pelo Dr. Gupta, a experiência e inovações em relação à artroscopia do punho com Dr. Yao e as abordagens no tratamento da paralisia obstétrica apresentada pelo Dr. Muset. Acredito que tivemos uma experiência da participação dos nossos convidados em todas as atividades do congresso, principalmente nas mesas redondas, o que sem dúvida proporcionou a elevação no nível da discussão dos casos e a maior interação dos convidados com os membros de nossa sociedade.

Na minha percepção, o retorno do pôster físico foi bem-vinda, pois valorizou novamente este tipo de apresentação, na medida em que o trabalho pode ser visto ao longo de todo congresso, por um grande número de pessoas.

A disponibilização de várias salas, simultaneamente, proporcionou maior opção de escolhas temáticas, tornando possível agradar um número maior de participantes, que puderam assistir a sessão que mais lhes interessasse.

Pessoalmente, fiquei muito gratificado por poder ter participado da sessão painel em que pudemos homenagear uma pessoa que foi tão importante à nossa sociedade. Reunindo a “velha guarda”, pudemos reverenciar ao Professor Ronaldo Azze, num momento de agradecimento e muita emoção. Julgo que este tipo de ação, tem um grande valor não somente aos envolvidos nessa sessão, mas também aos mais jovens que têm a oportunidade de entender a história da nossa sociedade.

O retorno que tivemos dos nossos patrocinadores também foi muito bom, pois com a conjunção de uma área física que favorecia, e ações que motivaram os participantes a visitar seus stands, eles puderam divulgar seus produtos e mostrar o que a indústria tem para nos oferecer de mais moderno para o tratamento de nossos pacientes.
Tivemos também contemplada a ideia de realizar um evento social que pudesse reunir um grande número de nossos associados, num momento festivo e alegre que muito contribui para manter nossa unidade.

O evento concomitante da Sociedade Brasileira de Terapia da Mão, mostrou-se muito produtivo, reforçando a ideia de sempre caminharmos juntos, dividindo experiências e estreitando canais que vão dar a sinergia necessária para o sucesso no tratamento dos nossos pacientes.
Por fim agradeço a todos que de alguma forma participaram da organização do 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, mas em especial a todos os nossos associados que se deslocaram até Fortaleza e participaram do nosso evento maior, mostrando assim a grandeza da nossa sociedade.

O sentido maior do sucesso do nosso congresso é dar força à nossa sociedade para continuarmos trilhando o caminho de reconhecimento, cada vez maior, da nossa especialidade.

Marcelo Rosa de Rezende
Vice-Presidente da SBCM e Presidente do 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão

 
   
   
...