...
 
ANO 23 • NÚMERO 37 • SETEMBRO DE 2018
 
 
ASSH International Traveling Fellowship – 2018
...
 
...

A American Society for Surgery of the Hand (ASSH) organiza anualmente um Traveling Fellowship para 20 jovens cirurgiões de mão de diferentes países, sendo uma das vagas oferecida ao Brasil. Por sua vez, já há alguns anos, a Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM), meritocraticamente, concede essa vaga ao primeiro colocado no Exame Nacional para Obtenção do Título de Especialista, além de uma ajuda de custo para a viagem. Felizmente, neste ano de 2018, tive a oportunidade de realizar esse Fellowship e aqui faço um breve depoimento sobre essa experiência. De antemão, posso dizer que valeu muito a pena!

O Fellowship tem duração aproximada de um mês, durante o qual são visitados 4 serviços de cirurgia da mão dos Estados Unidos. Existem algumas opções de locais a serem visitados e a minha escolha incluiu os seguintes serviços: Rothman Institute (Philadelphia), Hospital for Special Surgery (New York), Mayo Clinic (Rochester) e The Curtis National Hand Center (Baltimore). Além disso, participamos do Congresso Americano de Cirurgia da Mão da ASSH, que foi realizado este ano na cidade de Boston.

O Congresso Americano foi um dos maiores eventos da nossa especialidade que já tive a oportunidade de conhecer, sendo maior em número de participantes, inclusive, do que os Congressos Mundiais de Mão (IFSSH) e de Microcirurgia (WSRM). Durante o Congresso, existe uma sessão exclusiva para os participantes do Fellowship, onde pudemos conhecer colegas de diferentes países e onde foram realizadas apresentações diversas.

O tempo que passamos em cada um dos serviços visitados é curto, porém intenso e bastante proveitoso. Fomos muito bem recebidos em todos os lugares. Organizaram nosso tempo de forma que pudéssemos aproveitar ao máximo os ambientes de ambulatório, centro cirúrgico e reuniões semanais de grupo. Além disso, em todos os locais tivemos algum tipo de confraternização mais descontraída, como um happy hour ou um jantar. Foi uma experiência única poder conhecer e acompanhar o trabalho diário de pessoas tão renomadas da nossa especialidade, como o Dr. Bishop, Dr. Scott Wolfe, Dr. Hotchkiss, Dr. Higgins, entre outros.

Viajei pelos diferentes locais com outros três participantes do Fellowship: um australiano, uma sul-africana e uma portuguesa. Foi muito interessante poder comparar as realidades da especialidade nos diferentes países, seus sistemas de saúde, diferentes tipos de pacientes e áreas de atuação. E, após esse tempo de convivência intensa, posso dizer que fiz bons amigos, com quem mantenho contato frequente depois do meu retorno ao Brasil.

Dessa forma, acredito que esse Traveling Fellowship seja uma oportunidade única para conhecer serviços de excelência e cirurgiões de referência nas diversas áreas da nossa especialidade, adquirir e atualizar conhecimentos, conhecer realidades diferentes da que vivemos em nosso país, além de fazer novas amizades.

Por fim, quero agradecer ao grupo de Cirurgia da Mão e Microcirurgia do IOT-HCFMUSP e à SBCM pelo incentivo e oportunidade!

Bruno Azevedo Veronesi
Cirurgião da Mão

 
   
   
...