...
 
ANO 23 • NÚMERO 37 • SETEMBRO DE 2018
 
 
Congresso Mão 2018
...
...
   
 
 

MÃO 2018 recebeu mais de 650 congressistas


A 38ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão foi realizada entre os dias 16 e 18 de agosto, na cidade de Fortaleza – Ceará e teve como temas oficiais as patologias congênitas, a artroscopia do punho e os traumas do membro superior.

Durantes os três dias de evento, palestrantes nacionais e internacionais enriqueceram a programação científica e compartilharam suas experiências com aqueles que acompanharam suas exposições.

No primeiro dia, o especialista internacional Amit Gupta falou sobre artroplastia do punho e sobre reconstrução da articulação interfalângica proximal. O americano Dr. Jeffrey Yao apresentou a abordagem artroscópica das lesões do escafoides e falou sobre a Síndrome de impacto ulno-carpal. Nas palestras, o Dr. Antônio Jorge Forte, debateu a microcirurgia para vasos linfáticos, a Dra. Suely Mitiko Gomi Kuwae abordou o uso da toxina botulínica na cãibra do escrivão e o Dr. Rui Ferreira da Silva compartilhou sua experiência em missões internacionais.

O segundo dia de evento focou as palestras internacionais, com exposições do Dr. Amit Gupta, Dr. Jeffrey Yao e do espanhol Dr. Alex Muset. Ainda neste dia, durante o painel de debates – Cirurgia da Mão em perspectiva, o presidente de honra do 38º CBCM, Dr. Ronaldo Jorge Azze, foi homenageado pelos pioneiros da especialidade e diretoria da SBCM.

O dia 18/08, último dia de Congresso, trouxe mais uma palestra do espanhol Alex Muset, que abordou a reconstrução secundária do ombro na paralisia obstétrica e uma mesa redonda internacional, que abordou o tema Rizartrose.  Os debatedores foram Walter Gomes Pinheiro Jr., Maria Manuel Mouzinho, Marcelo Rosa de Rezende, Mario Vieira Guarnieri e Wolfgang Hintringer. A mesa foi moderada pelo Dr. Walter Albertoni e presidida pelo Dr. Diego Falcochio.

Mesas redondas, apresentação de trabalhos, vídeos e discussão de casos também integraram a grade. Além desta programação, os congressistas tiveram oportunidade de participar de eventos sociais, como a XVI Hand Cup Tenis e o jantar de confraternização.

Participações internacionais

O 38º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão foi marcado por grandes palestras internacionais. O espanhol Dr. Alex Muset participou de algumas palestras sobre a paralisia obstétrica nas lesões do tronco superior. Quando questionado sobre a principal dificuldade no tratamento, ele foi claro “A principal dificuldade é a experiência. Há mais de dez anos estuda-se casos de paralisia obstétrica e para não se cometer os erros do passado é importante contar com orientação e experiência no assunto. Não se trata de um tratamento rápido, é preciso acompanhar o paciente por muito tempo e isso pode ser um desafio”, explicou.

O especialista tem acompanhado a evolução desses tratamentos. “O acompanhamento dos doentes tem que ser feito de maneira frequente, de três a quatro vezes por ano e toda esta estratégia de recuperação tem que contar com o apoio da família. Para um tratamento completo é muito importante envolver a família. As cirurgias e fisioterapia alcançarão 100% dos resultados se houver o empenho da família em estimular a criança em casa”, afirmou o Dr. Alex Muset.

Já o americano Jeffrey Yao, disse que de todos os temas que apresentou no Congresso, o principal deles é a artroscopia do punho. “É uma das minhas paixões, além das mãos”, declarou. Ele também falou de rizartrose é um tipo de artrose que atinge a articulação da base do polegar. “Muitas pessoas sofrem por este problema e há muitas maneiras de tratar esta doença. Eu tentei mostrar minhas técnicas preferidas que eu acredito ter importantes benefícios, como uma cobertura mais extensa e rápida”, completou.

Em relação aos avanços da área de cirurgia da mão, o Dr. Yao acredita que, nos dias atuais, as mudanças de tratamento são cada vez mais rápidas. “Cirurgias da mão e punho continuam em desenvolvimento todos os dias e tentamos fazer cada vez mais e melhor. Com certeza, de 50 a 70% dos que praticamos agora não será mais utilizado daqui 10 anos, a tecnologia avança rápido, assim com os estudos e treinamentos”, comenta.

O Dr. Amit Gupta mora nos Estados Unidos e foi o especialista Internacional que mais teve participação durante o Congresso. “Este tipo de evento é muito importante para todos nós. O compartilhamento de experiência com pessoas de diversas regiões do mundo é enriquecedor. Nos Estados Unidos temos eventos deste tipo, cada dois ou três anos e é uma oportunidade de reencontrar os amigos e manter contato com os avanços da área”, destacou.

Dentre todos os temas abordados, ele ressaltou a reconstrução do polegar. “O polegar é uma parte essencial para o funcionamento a mão, podemos dizer que ele representa 50% da função deste membro. Por isso, a reconstrução dele é muito importante. O desafio para uma reconstrução de sucesso é conhecer a aplicar diferentes técnicas cirúrgicas, além da necessidade de um amplo conhecimento em anatomia”, afirmou.

Para aqueles que estão iniciando a carreira, o Dr. Gupta é claro. “Para aqueles que desejam seguir a carreira de cirurgião da mão é estudar muito anatomia. Com um amplo conhecimento nessa ciência, a cirurgia da mão se torna muito mais fácil”, finaliza.

Trabalhos Científicos

O Mão 2018 recebeu muitos trabalhos científicos, enviados por associados da SBCM e por especialistas internacionais. Todos os trabalhos foram julgados segundo critérios objetivos que vem sendo aprimorados há vários anos pela CEC (Comissão de Educação Continuada).

Foram 136 contribuições entre trabalhos originais, vídeos e casos clínicos enviados para avaliação. Desse total, 46 temas livres foram selecionados para apresentação oral e 30 trabalhos selecionados como pôster. Tivemos ainda 22 casos clínicos para a sessão "envie seu caso" e 15 vídeos apresentados.

Entre os trabalhos originais, houve premiação em seis categorias, "melhor trabalho experimental", "melhor trabalho anatômico", "melhor trabalho clinico", "melhor vídeo", "melhor pôster" e "melhor trabalho estrangeiro".+

As melhores pontuações foram para os seguintes trabalhos:

1-Categoria experimental: O Desenho da Alça Vascular Arteriovenosa não Interfere na sua Patência - Estudo Experimental na Pata de Coelho.
Autores: Mateus Saito, Marcelo Rosa de Rezende, Gustavo Bispo dos Santos, Thiago Bittencourt, Maria do Carmo Nunes, Rames Mattar jr.

2-Categoria anatômico: Retalho Ósseo Vasularizado do Côndilo Femural Medial: Estudo Anatômico.
Autores: Gustavo Bersani Silva, Matheus Teutonio Vellosa, Alvaro Baik Cho, Raquel Bernadelli Iamaguchi, Teng Hsiang Wei, Marcelo Rosa de Rezende, Rames Mattar Jr.

3-Categoria clinico: Tratamento não-cirúrgico da Síndrome do Túnel do Carpo: Imobilização Noturna Versus Infiltração Local - ensaio clínico randomizado.
Autores: Jorge Raduan Neto, Jesus Queiroz jr., Vinícius Ynoe Moraes, Marcela Fernandes, Aldo Okamura, João Carlos Belloti.

4- Categoria vídeo: Síndrome do Pronador.
Autores: Antonio Carlos Costa, Bruno Leme Carmo, Ivan Chakkour.

5-Categoria Pôster: Propriedades Mecânicas da Placa Mola nas Fraturas da Extremidade Distal do Rádio – ensaios mecânicos "in vitro".
Autores: Ana Lécia Carneiro Leão de Araújo Lima, Alexandre Martins Portelinha, Alex Eduardo Caldeirón Irusta, Nilton Mazzer, Amanda Favaro Cagnolati, Bruno dos santos Vasquez, Felipe Azevedo Mendes de Oliveira, Hugo Campiolo Boin, Thiago Agostini Pereira Albeny, Rafael Barra Caiado Fleury, Carlos Henrique Barbieri.

6- Categoria Estrangeiro: Reduction of Morbidity with Reverse-Flow Sural Flap: a Two-stage Technique.
Autores: Marcelo Rosa Rezende, Mateus Saito, Samuel Ribak, Herrera AKA, Alvaro Baik Cho, Rames Mattar jr

   
   
...