- Médico ortopedista, auxiliar do programa de ortopedia e traumatologia da FHAJ de Manaus, AM , Brasil.
- Médico ortopedista, auxiliar do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil.
- Médico docente do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil.
- Fisioterapeuta do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil.
- Médico ortopedista, assistente do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil
- Médico docente do programa de cirurgia da mão do Hospital das clinicas de Ribeirão Preto, SP, Brasil.
Trabalho foi realizado no Departamento de Biomecânica, Medicina e Reabilitação do Aparelho Locomotor . Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto - FMRP-USP
Av: Bandeirantes, 3900 CEP 14049-900 Ribeirão Preto-SP(16) 636330336 Fax: (16) 36330336
Correspondência: dra.caroline.sena@gmail.com
Conflito de interesse: O autor declara não haver conflito de interesse.
RESUMO
O acometimento da articulação radioulnar distal, ocasiona um importante comprometimento funcional da mão. Sua integridade é o ponto crítico para manutenção da estabilidade do membro, afetando a capacidade de pronosupinação. Por essa limitação, há relatos de dor, fraqueza e dificuldades na execução das atividades da vida diária, ocasionando um grande impacto na qualidade de vida desta população.
Objetivo: Estudar retrospectivamente pacientes operados pela técnica de Sauvé-Kapandji, portadores de sequelas de diversas etiologias, comparando resultados com a literatura. Materiais e Métodos: Coorte transversal, com levantamento de pacientes já operados no hospital entre 2010 a 2015 em acompanhamento no ambulatório. Foram 16 pacientes que já haviam sido submetidos a tratamento cirúrgico após avaliação física, radiológica e sem melhora com tratamento conservador. Dados pós-cirúrgicos foram de imagem (radiografia), exame físico (grip e pinch) e funcional através de questionário PRWE (Patient Rated Wrist Evaluation) e ainda a auto-avaliação sobre a presença de dor e o resultado funcional da cirurgia.
Resultados: Regulares e satisfatórios (62,25%) com a técnica cirúrgica Sauvé-Kapandji. Mesmo observando alterações angulares da flexo-extensão isso não influenciou a medida da força entre os membros (avaliação física) e o desempenho nas atividades realizadas (Questionário PRWE) previamente a cirurgia.
Discussão: Sem estabelecer comparações com outros procedimentos, a operação de Sauvé-Kapandji é uma arma terapêutica eficaz, cujo emprego deve ser preconizado para casos semelhantes àqueles aqui demonstrados.
Conclusão: Os resultados observados neste estudo foram satisfatórios e indicaram bom prognóstico para os pacientes portadores de alteração na articulação radioulnar operados pela técnica de Sauvé-Kapandji. Novos estudos clínicos randomizados serão necessários para avaliar se esta técnica poderá ser utilizada como referência para este tipo de comprometimento articular.

|