...
 
ANO 23 • NÚMERO 40 • JUNHO DE 2019
 
 
Campanha de lesões no plexo braquial termina com mutirão em Alagoas
...
 
   

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão lançou em março uma campanha de prevenção de acidentes que podem causar lesões no plexo braquial. O foco da campanha era os acidentes envolvendo motociclistas.

Com o apoio da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) e do Conselho Federal de Medicina (CFM), a campanha aconteceu por meio da divulgação de informações sobre a lesão nas redes sociais das SBCM e entidades apoiadoras, site e veículos da imprensa que ressaltaram a importância do plexo braquial para o corpo humano, além de formas de prevenção de acidentes e tratamentos.

Foram veiculados mais dez posts e dez textos sobre o assunto, alguns deles traziam relatos de pacientes que sofreram a lesão e estavam em recuperação. Como o caso do Emerson de Menezes, paciente do Hospital das Clínicas de São Paulo, ele caiu da motocicleta e, com a queda lesionou o plexo braquial o que acometeu os dois membros superiores. “O acidente foi desesperador, da noite para o dia passei a depender das pessoas para tudo”, comentou.

“Esta campanha foi lançada para conscientizar a população sobre as consequências que lesões nesta região podem trazer a vida delas e, desta forma, incentivar um trânsito mais seguro. Poucas pessoas sabem, mas o tratamento deste tipo de lesão, quando possível, leva muitos anos, longos períodos de afastamento, e retorna o paciente à sociedade com sequelas funcionais”, afirma o presidente da SBCM, Dr. Marcelo Rosa de Rezende.

Para intensificar a campanha além e publicações nas mídias sociais e site, a SBCM também distribuiu ao os chefes dos serviços credenciados a Sociedade a cartilha ‘Os braços de Nildo e Rony’, produzida pela ABRAÇO, que, por meio de uma história de gibi, explica o que é a lesão de plexo braquial e quais as consequências que podem trazer ao corpo humano.

A campanha ainda abordou o tema além do universo preventivo e de conscientização. Em maio, entre os dias 3 e 4, as vítimas desta lesão foram os protagonistas da ação. sete especialistas da SBCM operaram cinco pacientes no estado do Alagoas, selecionados a partir de atendimentos da rede pública.

Dos membros da SBCM presentes nas cirurgias, estavam o presidente da Sociedade, Dr. Marcelo Rosa, o secretário Samuel Ribak, o coordenador do evento, Dr. Raimundo Filho, Dr. Mário Yoshihide Kuwae, Dr. Roberto Luiz Sobania, Dr. Walter Gomes Pinheiro Júnior e Dr. Felipe Gomes, neurocirurgião. Os tipos de cirurgia realizadas foram transferência microcirúrgica muscular Livre (grácil), enxerto de nervo vascularizado, tríplice neurotização e transferências Musculares.

   
   
...