...
 
ANO 23 • NÚMERO 40 • JUNHO DE 2019
 
 
Editorial
...
 
...
...Marcelo Rosa de Rezende
Presidente da SBCM

Estamos praticamente na metade de nossa jornada frente à Sociedade de Cirurgia da Mão, e como já previa, tem sido uma experiência muito gratificante, cabendo já uma breve retrospectiva dessa vivência.

Em primeiro lugar, posso salientar a discussão junto à CET, da reformulação da nossa prova para obtenção do título de especialista, bem como redefinir as normas para admissão de novos serviços de mão. Esses dois tópicos tem em comum a busca constante da excelência de nossa sociedade.

Desenvolvemos a campanha da Lesão do Plexo Braquial, ao longo dos últimos 2 meses, ressaltando a gravidade da lesão, a necessidade de cirurgia precoce e principalmente que o cirurgião de mão é o especialista melhor qualificado para tratar este tipo de lesão. A próxima campanha vinculada junto à mídia será as lesões do membro superior causada por ferimento com serra elétrica, neste caso ressaltando a necessidade do atendimento inicial pelo cirurgião de mão, e a necessidade termos centros especializados para o cuidado desses pacientes.

Após período de discussão, com apoio da comissão de divulgação da sociedade, reformulamos o nosso site, com a proposta de ser mais amigável, e com conteúdo que realmente estimule nossos associados a aborda-lo. Um aspecto importante do novo site foi colocar em uma posição de destaque, um box com a possibilidade do público leigo localizar o especialista de mão em alguma região da mão.

No mês de maio, realizamos o Mutirão do Plexo Braquial, em Maceió, Alagoas. Com o apoio integral do Dr. Raimundo, eu e os Dr. Mário Kuwae, Roberto Sobania e Samuel Ribak, pudemos avaliar e realizar inúmeros procedimentos, desde transferência muscular livre, enxerto de nervo vascularizado e neurotizaçoes. Foi uma experiência fantástica, mostrando a importância da nossa sociedade se aproximar dos nossos associados por meio do ensino e fortalecimento dos laços de amizade e principalmente divulgando junto ao publico leigo as patologias do nosso espectro de ação

Neste primeiro semestre pudemos realizar a confecção do BID, com vistas para o nosso pleito de trazer o Congresso Mundial de Mão, 2025, para o Brasil. Paralelamente, sob o comando do Dr. Samuel Ribak, foi possível a finalização do livro de 60 anos da nossa sociedade.

No aspecto de promover a educação continuada, teremos as edições do Atualiza Mão e Clube da Mão, além da inovação de podcasts, com temas da nossa especialidade, que são discutidos por nossos especialistas. A primeira edição abordou diferentes aspectos da fratura do rádio distal, muitas outras virão.

Visando o fortalecimento de nossas regionais, temos dado uma especial atenção aos cursos das regionais, definindo um padrão mínimo necessário para sua realização e que fossem caracterizados como o evento maior junto às suas respectivas regiões e não um apêndice de outro curso. Ao término do mês de maio, todas as regionais atenderam às nossas solicitações e realizaram grandes eventos, de alto nível científico. Pessoalmente, pude atestar esta afirmação nos cursos das regionais Norte/Centro-Oeste, São Paulo e Rio de Janeiro, todos um sucesso

A comitê de defesa profissional está muito ativo, e preparou uma proposta de revisão da tabela de honorários de procedimentos da nossa especialidade, buscando a revisão de remuneração que estão defasados em relação à nossa realidade atual. Trata-se de uma proposta que foi encaminhada para estâncias responsáveis (SBOT/ AMB).

Por fim, teremos o nosso grande evento anual, este ano na cidade de Gramado, que tenho certeza será um grande evento, considerando o cuidado que o Dr Milton Pignataro está tendo com os mínimos detalhes.

Temos muitos desafios pela frente, no entanto uma caminhada compartilhada com toda a sociedade, é a garantia de atingirmos os nossos objetivos.

Um abraço a todos, e nos vemos em Gramado

 
   
Expediente  
   
...