...
 
ANO 23 • NÚMERO 40 • JUNHO DE 2019
 
 
Artigo
...
 
Análise funcional da artrodese dos quatro cantos comparada com a carpectomia proximal

 

Por: Antonio Lourenço Severo, Marcelo Costa, Osmar Valadão Lopes Júnior, Paulo Piluski, Osvandré Lech

Comentado por: Dr. Sérgio Augusto Machado da Gama

 
 

Confira o artigo completo, clique aqui.

A Carpectomia Proximal e a Artrodese de 4 Cantos são procedimentos de salvação, usados com frequência nas alterações degenerativas após Dissociações Escafo – Semilunares e Pseudoartroses do Escafóide. Não existe consenso sobre qual seria a melhor técnica.

Ambos procedimentos são efetivos, trazendo melhora da dor, preservando algum movimento do punho, mas também apresentam complicações.

Comparando as 2 técnicas, a literatura nos mostra que após as Carpectomias Proximais a amplitude de movimentos é melhor, não há risco de pseudoartrose, nem necessidade de retirada de material de síntese.

Já nas Artrodeses de 4 Cantos, teríamos uma melhor recuperação da força de preensão e menos chance de osteoartrose, uma vez que o semilunar permanece articulando na fossa do rádio.

Neste trabalho os autores nos mostram os resultados do tratamento de 20 pacientes com Colapso Avançado Escafo - Semilunar, tratados com estas 2 técnicas, 14 submetidos a Carpectomia Proximal e 6 tratados com a Artrodese de 4 Cantos, entre os anos de 2000 e 2004, com seguimento médio de 30 meses.

Foram feitas avaliações objetivas como medidas da amplitude e força e subjetivas como frequência e intensidade da dor e o impacto da mesma na vida diária e trabalho e os resultados mostram que ambas as técnicas são boas opções no tratamento do Colapso Avançado Escafo Semilunar, proporcionando a melhora da dor e preservando mobilidade; porém, aconselham o uso da Carpectomia como sendo a melhor escolha, exceto nos casos em que já existe alteração degenerativa na articulação mediocárpica (cabeça do capitato).

Sugiro aos autores que nos mostrem como estão este grupo de pacientes, 15 anos depois, já que são poucos os trabalhos na literatura com seguimento de longo prazo.

   
   
...