...
 
ANO 23 • NÚMERO 50 • DEZEMBRO DE 2021
 
 
Programação Científica recebe altas avaliações dos congressistas
...
 
   

O 41º Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, 18º Congresso Latinoamericano de Cirugia de la Mano e 12º Congresso Latinoamericano de Terapeutas de la Mano foi destaque com sua programação científica. 

Pelo evento, participantes relatavam a rica experiência compartilhada e alto nível das palestras e exposições temáticas. Especialistas nacionais e internacionais se revezaram na maratona de debates. 

Dentre os destaques do segundo dia, estavam as mesas redondas – International Lectures FLACM – presidida por Alceu Cardoso Garcia (RJ). O conteúdo abordou fraturas do rádio complexas, artrodeses do carpo por via artroscópica e transferência tendinosa em paralisia radial. O debate foi composto por Orlando de La Cruz (Venezuela), Rene Jorquera Aguilera (Chile) e Mirko Tello Vinces (Peru). 

A programação contou ainda com as esperadas conferências internacionais de Jonathan Hobby, president of the British Society for Surgery of the Hand, Michel Chammas, vice-doyen UFR Medecine Montpellier-Nîmes, Tsuyoshi Murase, Department of Orthopaedic Surgery, Osaka University Graduate School of Medicine, Terry Light, Loyola University of Chicago, Jin Bo Tang, professor and chair of the Department of Hand Surgery at Nantong University in China e Christophe Mathoulin, honorary president and Founder of International Wrist Arthroscopy Society (IWAS). 

A presidente da Comissão de Educação Continuada – CEC da SBCM e uma das organizadoras da grade científica do 41º Congresso Brasileiro de Cirurgia de Mão, Rosane Schetino Biscotto, falou sobre o intenso trabalho para preparar a grade. “Foram praticamente dois eventos montados e o desafio foi ajustar a programação, pois muitos latinos e estrangeiros ficaram impossibilitados de viajar devido à pandemia da COVID-19. Mesmo com alguns entraves, a grade ficou rica, com ênfase na mão infantil, área escolhida para 2021, e tivemos a grata surpresa de um recorde de trabalhos enviados. Foram 141 excelentes trabalhos e isso é o nosso combustível para continuarmos buscando o que há de melhor em atualização para especialidade”, conclui Rosane. 

No dia 10 de dezembro, o Mão 2021 também realizou a abertura oficial do 12º Congresso Latinoamericano de Terapeutas de la Mano e a Jornada da Sociedade Brasileira de Terapeutas da Mão e Membro Superior – SBTM, no Rio de Janeiro. 

Ana Paim, presidente da Federação Sul-Americana de Terapeutas da Mão, destacou a importância da parceria com os cirurgiões da mão. “É uma honra participar do evento e já é uma parceria de longa data que se fortalece a cada ano. Temos 13 painéis nessa edição, com delegações da Argentina e Costa Rica, e um membro do Paraguai. Nosso enfoque foram as lesões nervosas periféricas e centrais e o Congresso está repleto de oportunidades para troca de experiências”, destacou. “Também ressalto nossos desafios, especialmente a busca pela regulamentação da nossa atividade junto ao COFITO, como já acontece há muitos anos em outros países. Nossa atividade é compartilhada com a fisioterapia e a justa regulamentação deve ser prioridade. Agradeço o apoio contínuo da SBCM, que sempre nos valorizou, e esse evento reflete nossa relação na prática, médicos e terapeutas, lado a lado, buscando a melhor alternativa para nossos pacientes”, acrescentou Ana Paim. 

O dia também foi agitado para os associados da SBCM, que tiveram eleição para a diretoria de 2024 e assembleia geral ordinária.

...