...
 
ANO 23 • NÚMERO 46 • DEZEMBRO DE 2020
 
 
Entrevista
...
 

Gestão SBCM 2021 será temática

O próximo ano será bastante desafiador para o médico carioca Henrique de Barros Pinto Netto. O atual vice-presidente da SBCM assumirá a presidência da Sociedade e, em paralelo, também presidirá o MÃO 2021. Em entrevista, o especialista contou sobre suas expectativas e planos, confira:

 

Quais são seus planos para SBCM em 2021?

Em 2021, teremos um ano temático – a mão infantil. Todas as nossas atividades serão voltadas para este assunto central, que também será trabalhado no MÃO 2021. A nossa ideia é envolver mais os associados nas ações da Sociedade, difundir informações e atualizações das lesões e patologias da mão das crianças e se aproximar do público leigo, o que consequentemente irá valorizar a nossa especialidade.

Também lançaremos um novo livro sobre este tema, que trará a exposição de casos e técnicas de tratamento. Além disso também daremos continuidade a todas as atividades de gestão continuada organizadas pelas diretorias anteriores, como o Handcast, AtualizaMão e Clube da Mão e também seguiremos com um projeto lançado este ano, em razão da pandemia, mas que deu muito certo, o Webmão.

 

O senhor também será presidente do MÃO 2021, como será este desafio de estar à frente da Sociedade e do Congresso?

O ano será de bastante trabalho, com certeza. Mas, já estamos nos preparando há muito tempo no Congresso. Desde do meio do ano, temos em torno de duas reuniões semanais com os organizadores e comissão científica para que, entre os dias 9 e 11 de dezembro de 2021, tudo esteja organizado para receber os colegas no Rio de Janeiro.

 

Para o público leigo, o senhor pretende organizar campanhas de prevenção ou mutirões de saúde?

Seguindo a temática da mão infantil, pretendo, com o apoio dos membros da sociedade, regionais e serviços credenciados, realizar um mutirão de cirurgias em crianças, tratando deformidades congênitas e adquiridas de forma totalmente gratuita. A diretoria atuará na região Norte do país, mas especificamente na capital do Pará – Belém – mas temos o objetivo de operar 1.000 crianças em todo o Brasil, por isso precisamos do apoio de todos.

 

Em relação a defesa profissional, qual será o foco do trabalho?

O principal foco do nosso trabalho será a tabela de honorários médicos, não apenas a melhoria dos valores, mas também a garantia de que ela será aplicada em todo o território nacional.

   
   
...