...
 
ANO 23 • NÚMERO 42 • DEZEMBRO DE 2019
 
 
SBCM participa do 51º CBOT
...
 
   

Na 51ª edição do Congresso Brasileiro de Ortopedia e Traumatologia, evento organizado pela SBOT – Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia, cada especialidade da ortopedia teve uma sala fixa durante os três dias de evento, que aconteceu entre 14 e 16 de novembro, em Fortaleza, Ceará.

A SBCM desenvolveu uma programação completa sobre temas de Cirurgia da Mão, abordando temas como deformidades congênitas, fratura do rádio distal, lesões degenerativas, tratamento de Dupuytren e artroscopia do punho e mão, a microcirurgia, entre outros.

As palestras foram ministradas por membros da Sociedade e também por um convidado internacional, o Dr. Alex Lluch Bergada, coordenador da Unidade de mão e punho do Hospital Universitário Vall D’Hebron de Barcelona. O especialista espanhol falou sobre vários assuntos, como artroscopia de punho, instabilidades carpal não dissociativas e dor do lado ulnar do carpo.

Ainda durante o evento, a especialidade de cirurgia da mão foi vencedora com melhor trabalho científico na categoria de Estudo Anatômico. A pesquisa apresentada foi “Nervo Cutâneo lateral do antebraço: estudo anatômico e morfométrico”, dos autores Samuel Ribak, Bruno Medeiros Guardia, Alexandre Tietzmann, Helton Hirata e Rafael Campos de Barcelos.

A SBCM também participou da feira de exposição, onde distribuiu materiais sobre suas atividades, divulgou o livro sobre os 60 anos da instituição e o próximo congresso de Cirurgia da Mão em 2020, que acontecerá  em Belém, no Pará.

...