...
 
ANO 23 • NÚMERO 42 • DEZEMBRO DE 2019
 
 
Editorial
...
 
...
...Marcelo Rosa de Rezende
Presidente da SBCM

Balanço Geral

 

Estamos terminando nossa gestão à frente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (2018/19). Junto com os membros desta diretoria, Milton Pignataro, Samuel Ribak, João Batista e Tufi, gostaria de externar o nosso agradecimento a todos os membros da nossa Sociedade que sempre foram receptivos às nossas ações. Gostaria também de lembrar da atuação das secretárias da Sociedade, Regiane e Paula, que tanto nos ajudaram dando o suporte administrativo, para que pudéssemos atuar de forma efetiva.

 Como manda a regra, este é um período de reflexão, em que podemos ter uma visão melhor do trabalho realizado. Foram 2 congressos neste período, Fortaleza e Gramado, que além do sucesso de participantes e alto nível científico, tivemos um grande foco nas atividades de confraternização da nossa Sociedade, tão necessária nos dias de hoje, em que a comunicação virtual tem ocupado cada vez mais nossas vidas.

Tivemos neste ano, em Berlim, a tentativa frustrada de trazer o Mundial de Mão para o Brasil. Tivemos uma grande mobilização no primeiro semestre. Apesar do insucesso, ficaram muitos aprendizados relativos à necessidade de nossa Sociedade de cobrar uma atuação mais efetiva no board dessas entidades, o que é possível através de atuação politica mais forte e demonstração de que temos nível científico para participar do comando dessa entidade.

Em relação ao marketing, procuramos ampliar nossas formas de comunicação, bem como a sua frequência, sempre com o objetivo de aproximar nossos associados em relação a todas as ações de divulgação de nossa especialidade. Ainda neste aspecto, nosso site foi remodelado, estando mais amigável, salientando itens mais relevantes. Por exemplo, uma reclamação recorrente era o sistema de busca do especialista, que está localizado de forma bem evidente logo na primeira pagina do site. Em relação à área restrita, além do acesso a revista Ezine e Hand, pretendemos incluir conteúdo que interesse aos associados, como os vídeos e aulas apresentados nos congressos e cursos.

Demos continuidade e ampliamos o número de campanhas institucionais como ferimentos por fogos de artifício, ferimentos por serra elétrica, lesão do Plexo Braquial, campanha junto aos Tatuadores

Mantivemos os cursos de educação continuada, como o Clube da Mão e Atualiza Mão, e estabelecemos o Handcast, um podcast, que em consonância com uma tendência dos nossos tempos, permite a discussão de artigos científicos com especialistas.

Considerando que somos uma sociedade com 35 serviços credenciados em todo o Brasil, detectamos uma necessidade de conhecer melhor o trabalho realizado nessas unidades, especialmente no que se refere aos residentes, o que nos motivou a implementação de um aplicativo, que será utilizado pelos residentes e chefes de serviços, em que teremos todas as informações sobre o número e tipo de cirurgias realizadas, atividade didáticas do serviços, cursos participados e todas as informações necessárias para que possamos ter um quadro real de todos os serviços. Portanto, tendo a informação poderemos redirecionar nossas ações, sempre com o objetivo de fortalecer a nossa sociedade. Queremos sempre crescer, contudo de forma firme, organizada e com qualidade. Este sistema terá início no ano de 2020. Aguardem mais detalhes!

Ao longo desses 2 anos, demos especial atenção ao fortalecimento das regionais, que julgamos de extrema importância para manutenção de nossa unidade, tendo observado uma melhora expressiva nos aspectos organizacionais e de qualidade dos eventos, conseguindo uma padronização em relação a sua estruturação e realização no primeiro semestre do ano.

Estaremos enviando junto à AMB, uma revisão da tabela de procedimentos da nossa especialidade, que foi realizada pelos membros da CDPE e associados convidados que têm demonstrado um maior conhecimento do assunto. O foco foi o de readequar nossos atos médicos, valorizando o aspecto de honorários médicos.

Como era nosso plano de gestão, conseguimos realizar uma reforma da sala de reunião da nossa Sociedade, que além de proporcionar um maior conforto aos participantes, permitirá, através de moderno sistema de comunicação, a realização de vídeos conferências, o que implicará numa significativa redução de custo, pois muitas das reuniões com membros de diferentes partes do Brasil serão realizadas usando este sistema, reduzindo os gastos com passagens e estadias.

Comemoramos em 2019, os sessenta anos da nossa sociedade, o que foi celebrado através do livro de 60 anos em que toda a nossa história é revisitada.

Talvez a minha única frustração foi a de não ter conseguido viabilizar, de forma efetiva a revisão do nome de nossa Sociedade, com readequação ao amplo espectro de áreas em que atuamos. Desta forma, podemos realizar um melhor posicionamento de marketing sobre a nossa especialidade. Tal demanda exige uma mudança de regimento interno e de votação pela nossa Sociedade. Acredito que deixamos pavimentada esta discussão, inclusive através de pesquisa realizada que aponta que a grande maioria de nossos membros deseja esta mudança. Caberá às próximas diretorias a inclusão desta pauta para que se torne realidade.

A bem da verdade, posso afirmar que, o nosso mandato passa muito rápido, portanto acredito que se faz necessária a formação de uma comissão, de membros sêniores, que possam estruturar planos de médio e longo prazo para a Sociedade, o que viabilizaria a utilização dos recursos financeiros de uma forma racional e com objetivos de pré-definidos

Em suma, exercer a presidência da SBCM foi uma grande experiência. Pude estreitar amizades, conhecer mais e melhor a nossa Sociedade, recomendando inclusive que todos que tenham aspirações a participar da Sociedade que se habilitem, pois posso afirmar que é um grande aprendizado e muito gratificante.

Agradeço por ter a oportunidade de compartilhar uma diretoria em que a amizade, companheirismo e trabalho árduo estiveram sempre juntos.

Tenho certeza que já somos uma grande Sociedade e que ainda tem um grande futuro pela frente

Um abraço a todos e um FELIZ 2020.

 

Marcelo Rosa de Rezende

Presidente da SBCM

 

 
   
Expediente  
   
...