...
 
ANO 23 • NÚMERO 49 • SETEMBRO DE 2021
 
 
Finaliza a agenda de 2021 dos Cursos Regionais da SBCM
...
 
   

A Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão (SBCM) segue em busca da constante evolução de seus médicos associados. E uma das estratégias para a educação continuada são os cursos da Regionais.

Nos dias 08 e 09 de julho, a Regional Norte-Centro-Oeste (N-C-O) da SBCM realizou o curso sobre Lesões Traumáticas na Mão e Punho. Transmitido via plataforma Zoom, o treinamento contou com a participação dos doutores Antonio Tufi Neder Filho, Diego Figueira Falcochio e Teng Hsiang Wei.

Dentre os temas, foram abordados casos sobre fratura do rádio distal (fixação fragmento específico e uso da artroscopia), reconstrução do polegar, lesões de nervos periféricos/plexo braquial entre outros.

Já nos dias 13 e 14 de agosto, o curso foi ministrado pela Regional São Paulo. O evento contou com cerca de 200 participantes, com representantes de diversos Serviços de Cirurgia da Mão do país.

Segundo o organizador, Dr. Emygdio José Leomil de Paula, a ação foi dinâmica e proveitosa. “Organizei a parte científica com diversos Terapeutas da Mão, visto que no estado de São Paulo o número desses profissionais é significativo”, afirmou.

“A dinâmica do evento foi em formato de mesa redonda, apresentando um nível técnico e científico excelente", ressaltou o diretor do curso, Dr. Nicolau Granado Segre.

Por fim, o último curso regional de 2021 aconteceu nos dias 15 e 16 de setembro e foi elaborado pela Regional MG da SBCM. O tema central do treinamento, que ocorreu online via plataforma Zoom, foi a Atualização em Fraturas do Rádio Distal e ARUD.

Os convidados para ministrar o curso foram Dr. Ricardo Kaempf de Oliveira, de Porto Alegre (RS), e Dr. Diego Figueira Falcochio, de São Paulo (SP).

O Dr. Sumner William Niquini coordenou o curso e ressalta que o foco das palestras foi fraturas do rádio distal e lesões da articulação rádio-ulnar distal, com exposições sobre os temas e a importância de não esquecer de outros métodos de tratamentos. “Nem todo mundo tem acesso ao tratamento mais moderno, então nos concentramos nas formas de tratamento mais simples e que dão também bons resultados, pensando nos médicos que trabalham em hospitais que não têm acesso a todos os tipos de materiais para possam ter uma visão melhor da fratura para tratar de forma adequada”, explica.

Dr. Sumner ressalta que curso também abordou sobre artroscopia do punho, um tratamento que está em voga na atualidade. “Debatemos sobre fraturas articulares do rádio distal e sobre tratamento da articulação rádio-ulnar distal por artroscopia e formas de reconstrução da articulação rádio-ulnar distal para lesões crônicas”, conta o ortopedista e traumatologista.

Participaram também representantes da Sociedade, como o Dr. Antônio Tufi Neder Filho, Dr. Paulo Randal Pires, Dr. Arlindo Gomes Pardini Júnior, Dr. Pedro pires, entre outros. O curso faz parte do programa de educação continuada da Sociedade, que visa o aperfeiçoamento constante de seus associados, proporcionando conhecimento e atualização sobre os temas relacionados à cirurgia da mão.

   
...