...
 
ANO 23 • NÚMERO 43 • MARÇO DE 2020
 
 
Mão 2020
...
 

Mão 2020 terá a ASSH como nação convidada

Entre os dias 6 e 8 de agosto, a SCBM realizará a 40ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão, na capital paraense. A expectativa é reunir cerca de 800 pessoas, entre congressistas, convidados e expositores, durante os três dias de evento.

Os temas oficiais desta edição são as evidências em cirurgia da mão, as fraturas do rádio distal e a cirurgia wide awake. Na programação científica, há três palestrantes internacionais já confirmados, o médico chinês Yin Lu, que tem ampla experiência em cirurgia walant; o alemão, Karl-Josef Prommersberger, especialista em reconstrução do rádio distal e a norueguesa Hebe Désirée Kvernmo, que atua principalmente com fraturas das mãos e punhos. O médico brasileiro e cidadão americano, Ronaldo do Santos Caneiro, também irá compor o rol de palestrantes do evento. No ano passado, o médico foi o presidente de honra do evento e dividiu com todos os participantes sua história na medicina.

A ASSH – American Society for Surgery of the Hand também estará presente na programação do evento. Como nação convidada, diversos membros da Associação ministrarão palestras durante o evento. O presidente da ASSH, por exemplo, Prof. Martin Boyer, da Washington University, falará sobre cobertura cutânea para os membros inferiores e o Prof. Steven Moran, da Mayo Clinic de Rochester, coordenará um curso sobre controvérsias em Cirurgia da Mão. “A programação será bastante detalhada e irá debater os temas de maneira profunda, saindo da superficialidade de debates sobre vantagens e desvantagens de utilização de determinada técnica. Cada palestrante irá exemplificar seus estudos, pesquisas e práticas com exemplos reais, mostrando os reais desafios e soluções de fraturas e deformidades dos membros superiores”, explica o presidente do Mão 2020, Carlos Henrique Fernandes.

Os residentes e jovens cirurgiões também terão espaço no 40º CBCM, com atividades especificamente voltadas para este público, como formação, educação continuada e honorários médicos, por exemplo. “Como nos anos anteriores, haverá também um local com exposição dos trabalhos científicos em pôsteres e apresentação dos melhores trabalho de Tema Livre Oral, nas categorias Clínico, Experimental e Anatômico”, ressalta o presidente.

Além de aperfeiçoar seus conhecimentos, os congressistas também terão a oportunidade de aproveitar uma intensa programação social, desfrutando dos principais pontos turísticos da região norte do País. “A realização de passeios também é importante para o profissional. Ter contato com cenários diferentes do que estamos habituados, nos ajuda a desenvolver diferentes visões. E é isto que Belém oferece para nós, um novo olhar. Aproveitem as belezas da região amazônica”, afirma o presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão, João Baptista Gomes dos Santos.

As inscrições para o Congresso estão abertas e são realizadas exclusivamente pelo site do evento. Para garantir a sua vaga, acesse: www.mao2020.com.br.

   
   
...