...
 
ANO 23 • NÚMERO 43 • MARÇO DE 2020
 
 
Entrevista
...
 

SBCM investe em Educação Continuada de especialistas

O presidente da Comissão de Educação Continuada da SBCM, Gustavo Pacheco Martins Ferreira, concedeu entrevista aio Manus sobre as atividades da Comissão para a formação e a aperfeiçoamento do especialista de cirurgia da mão. Acompanhe:

 

1.Quais são os programas de educação continuada oferecidas pela SBCM, atualmente?

Atualmente, os programas de educação continuada oferecidos são: o Clube da Mão, que aborda temas importantes da nossa especialidade com o formato de uma mesa redonda, com discussões de alto nível proporcionadas pelos convidados, e os Podcasts que são gravados e disponibilizados para consulta de todos a qualquer momento. Além destes programas a educação continuada, tem como ápice a organização do nosso Congresso anual, sempre com vários convidados estrangeiros que trocam informações e novos conhecimentos sobre assuntos importantes da Cirurgia da Mão.

 

2. Como o senhor avalia a importância destas iniciativas no aperfeiçoamento profissional dos cirurgiões da mão?

Na nossa profissão, novos conceitos e técnicas cirúrgicas surgem muito rapidamente portanto a atualização constante é imprescindível.  Assim, podemos proporcionar o melhor tratamento, atualmente disponível, para os nossos pacientes.

 

3.Na visão do senhor, como está a produção científica médica no País?  Falta incentivos?

Apesar de perceber um crescimento importante nos últimos anos, infelizmente, comparada aos países de primeiro mundo, a ciência não é valorizada o suficiente no Brasil. Na maioria dos serviços, os pesquisadores necessitam de um trabalho árduo para vencer os problemas financeiros e burocráticos da produção científica. Mesmo com estes desafios, a produção científica nacional é de alto nível, gerando dados importantes para a especialidade.

 

4.Para os jovens médicos, qual a orientação do senhor para o desenvolvimento de uma carreira sólida?

Acho que uma carreira sólida deve combinar alguns fatores. A educação continuada é uma parte importante. Outro fator fundamental é a compreensão, por parte dos médicos, de que uma boa relação médico-paciente é imprescindível para o melhor resultado desejado. Tratar o paciente com humanidade garante, na maioria das vezes, um resultado mais satisfatório. Por último, acho que o jovem médico deve procurar informações e conhecimentos sobre gestão financeira para que possa, no futuro, conseguir a liberdade de escolha dos melhores locais para se trabalhar e se dedicar.

   
   
...