...
 
ANO 23 • NÚMERO 43 • MARÇO DE 2020
 
 
Editorial
...
 
...
... João Baptista Gomes
dos Santos
Presidente da SBCM

Somos pequenos em números, mas grandes no trabalho

 

Caros colegas da cirurgia da mão, é uma honra estar à frente da Sociedade Brasileira de Cirurgia da Mão durante todo este ano, representando nossa classe e desenvolvendo atividades que objetivam o aperfeiçoamento profissional bem como a valorização de nosso trabalho.

Por ser uma especialidade ainda muito nova – a SBCM surgiu há apenas 60 anos – a cirurgia da mão tem poucos profissionais. Comparada as demais sociedades de especialidades, somos ainda pequenos, temos cerca de 800 membros na SBCM, mas ainda que tímido este número, realizamos trabalhos grandiosos.

Há grande prevalência de traumas no País que acometem as mãos e membros superiores. No INSS, por exemplo, são estes tipos de lesões que mais afastam pessoas do trabalho. Um tratamento adequado ou campanhas de prevenção de acidentes poderiam mudar esta realidade.

Não há o que debater quanto a importância do trabalho de um cirurgião da mão e é exatamente isto que vamos reforçar durante minha gestão na SBCM. O objetivo é intensificar o trabalho das gestões anteriores, continuando a batalha por correção das tabelas de pagamento dos procedimentos médicos, relação dos médicos com as operadoras de saúde e inclusão de procedimentos no rol da Agência Nacional de Saúde (ANS).

Também queremos incentivar os jovens médicos a seguirem a carreira de um cirurgião da mão e prover ferramentas de aperfeiçoamento profissional para os membros da Sociedade.

Por meio de nosso Congresso anual, cursos da Regional da SBCM e programas de educação continuada, ansiamos contribuir com o aprimoramento de nossos médicos. O momento que estamos vivendo, devido a pandemia de Covide-19, é difícil e exige muita dedicação de cuidado dos profissionais que trabalham em hospitais dedicado ao combate da doença.

Por recomendação das autoridades governamentais e por segurança de nossos colegas, a SBCM suspendeu os cursos das Regionais, que seriam realizados no primeiro semestre, mas manteve para agosto o 40º CBCM.

Apesar do cenário atual, nossos objetivos continuam. Eles podem ser adiados por um tempo em prol de um bem ainda maior - a saúde - mas quando tudo passar, e vai passar, retornaremos nossas metas.

 

João Baptista Gomes dos Santos

Presidente

 

 
   
Expediente  
   
...