18 de agosto de 2018 fotos: Orlando Fotografia
 
     
  Mão 2018 termina com mais de 650 congressistas  
     
 

O último dia de Congresso trouxe mais uma palestra do espanhol Alex Muset, que abordou a reconstrução secundária do ombro na paralisia obstétrica. Os congressistas também tiveram a oportunidade de participar de uma mesa redonda internacional, que abordou o tema Rizartrose.  Os debatedores foram Walter Gomes Pinheiro Jr., Maria Manuel Mouzinho, Marcelo Rosa de Rezende, Mario Vieira Guarnieri e Wolfgang Hintringer. A mesa foi moderada pelo dr. Walter Albertoni e presidida pelo dr. Diego Falcochio.

A Jornada Brasileira da Mão e Ortopedia foi realizada paralelamente a programação do Congresso e debateu os retalhos interósseo posterior, chinês e ulnar. Depois dos debates, foram realizadas duas mesas redondas modernas, a primeira apresentou a cobertura de defeitos na mão e a segunda, mostrou uma série de casos que levantaram o questionamento: amputar ou preservar os membros?.

O presidente do 38º CBCM agradeceu a presença de todos. “Obrigado a todos os congressistas e palestrantes que enriqueceram este encontro anual, tornando-o inesquecível. A participação de todos comprova a importância da nossa especialidade e a nossa força. Valorizar a cirurgia da mão é responsabilidade de cada um de nós. Espero que tenham aprofundado seus conhecimentos e compartilhado experiências. Bom retorno a todos”, falou o dr. Marcelo Rosa de Rezende.

O Dr. Milton Pignataro, presidente da SBCM, destacou a importância da participação científica e do congraçamento dos cirurgiões da mão no Congresso: “Estamos crescendo em número de serviços de treinamento, de especialistas, em reconhecimento em todas as regiões do país, assim estamos tendo uma maior valorização e espaço nas nossas sociedades médicas e também civil, bem como respeito e o devido reconhecimento de nossas atividades pelas autoridades. Em todas as oportunidades temos que mostrar nossa força”, finaliza.
 
 
 

Jantar oficial do Mão 2018

Durante a festa do Congresso realizada ontem, dia 17/08, foram anunciados os vencedores dos trabalhos de pôster, vídeos e temas livres.

Os congressistas acompanharam apresentações de músicos regionais e as comidas típicas do nordeste brasileiro.

O presidente do 38º CBCM agradeceu a presença de todos os participantes e organizadores do evento.

 
Congressistas do 38º CBCM aproveitaram um jantar especial,
com músicas regionais e premiações
     

Galeria de Fotos

 
A Dra. Giana Giostri anunciou, em Assembleia
realizada em 17/08, a diretoria da SBCM 2020-2021.
A presidência será do Dr. João Baptista dos Santos
  O americano dr. Jeffrey Yao
foi um dos palestrantes internacionais
homenageados, durante o jantar oficial do Mão 2018.
     
 
Ao lado da diretoria da SBCM, os novos especialistas
em cirurgia da mão foram homenageados.
  O espanhol Alex Muset abriu o último dia
de palestras do Mão 2018
     
 
Mesa redonda internacional sobre o tema Rizartrose   O português Abel Nascimento
foi um dos palestrantes da manhã de sábado