17 de agosto de 2018 fotos: Orlando Fotografia
 
     
  Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão 2018
segue com programação científica
 
     
 

O segundo dia do Mão 2018 teve como foco as palestras internacionais. O americano Jeffrey Yao falou sobre o colapso avançado de escafoide e sobre as novidades do tratamento em Rizartrose. Ainda pela manhã, ele ministrou mais uma palestra, na qual destacou as inovações na fixação de metacarpo.

O Dr. Amit Gupta também teve, neste dia, diversas oportunidades de apresentar sua expertise e experiência na área de cirurgia da mão. Ao longo do dia ele ministrou cinco palestras, com os temas: Uma visão histórica da fratura do rádio distal, consolidação tardia e pseudo-artrose na extremidade superior; reconstrução na extremidade superior e anatomia estrutural e funcional da mão. Para ele, o segredo para desenvolver um bom trabalho é estudar anatomia. “Minha sugestão para aqueles que desejam seguir a carreira de cirurgião da mão é estudar muito anatomia. Com um amplo conhecimento nessa ciência, a cirurgia da mão se torna muito mais fácil”, afirma.

O espanhol Alex Muset abordou os mitos e verdades sobre a síndrome do desfiladeiro torácico, enquanto o Dr. Ronaldo Carneiro, brasileiro, mas nos Estados Unidos há 40 anos, levantou uma discussão sobre os novos e antigos conceitos da medicina no tratamento de cirurgia da mão.

No painel de debates – Cirurgia da Mão em perspectiva, o presidente de honra do 38º CBCM, Dr. Ronaldo Jorge Azze, foi homenageado pelos pioneiros da especialidade e diretoria da SBCM. Emocionado, ele agradeceu aos colegas e deixou um recado: “não se esqueçam que a mão está ligada a uma pessoa e a um cérebro. É preciso saber fazer e saber não fazer”, contou.

Ao longo do dia, os congressistas também puderam participar de mais nove mesas redondas modernas, sessões de temas livres e de vídeos e debates de ‘envie o seu caso’, ‘meu pior caso’ e cross fire.


 
  Próximos destaques do eventos  
A Jornada Brasileira da Mão e Ortopedia será realizada no dia 18/08, das 9h30 às 12h. Acompanhe as redes sociais da SBCM e confira fotos do Mão 2018. As inscrições para o Mão 2019
já estão abertas. O evento será realizado em Gramado/RS, entre os dias 1º e 3 de agosto.
Amanhã, a partir das 11h,
não deixe de conferir os Temas Livres premiados, no Grande Auditório.
 

Assembleia SBCM

No fim da tarde de hoje, durante a Assembleia da SBCM, foi eleita a diretoria Gestão 2020-2021.

A chapa inscrita e vencedora tem como presidente João Baptista Gomes do Santos; vice-presidente Henrique de Barros Pinto Netto; secretário-geral Maurício Pinto Rodrigues; secretário-adjunto Rui Sérgio Monteiro de Barros e o tesoureiro Antônio Carlos da Costa.

 
Presidente eleito 2020-2021, João Baptista G. dos Santos      

Galeria de Fotos

 
Congressistas enchem as salas do Mão 2018   Sorteio dos brindes para os participantes da enquete de valorização da especialidade e passaporte de visitas
     
 
Dr. Ronaldo Jorge Azze, presidente de honra do Mão 2018,
foi homenageado durante o Congresso
  Congressistas votaram para a escolha
da gestão SBCM 2020-2021
     
 
Reunião de Diretoria com as Regionais da SBCM   Os trabalhos em pôster foram apresentados pelos autores