01 de agosto de 2019   fotos: Renan Constantin
 
     
  39º CBCM recebe palestrantes nacionais e internacionais  
     
 

A 39ª edição do Congresso Brasileiro de Cirurgia da Mão teve início nesta quinta-feira, dia 01/08 e reuniu especialistas nacionais e internacionais para discussão das principais traumas e patologias dos membros superiores.

Pela manhã, no Teatro Lupicínio Rodrigues, foram as palestras internacionais que engajaram os participantes. O médico americano Jeffrey Greenberg falou sobre a lesão TFCC – tratamento artroscópico, enquanto o seu colega, dr. Michael Hausman, abordou os principais tratamento artroscópicos do trauma no membro superior. À tarde, o Teatro recebeu outras palestras internacionais que apresentaram os tópicos da lesão de nervos periféricos – Atualizações (dr. Jeffrey Greenberg); artroscopia no cotovelo infantil (dr. Michael Hausman); resolução de problemas da artroplastia da base do polegar (dr. James Calandruccio) e denervação carpometacárpica (dr. Eitan Melamed).

A sala Erico Veríssimo A apresentou, pela manhã, palestras sobre as transferências nervosas e motoras no membro superior (dr. Jorge Clifton); as contraturas articulares do ombro na plexopatia neonatal (dr. Francisco Soldado Carreira). À tarde; na mesma sala, foram apresentadas palestras internacionais sobre as fraturas no cotovelo de crianças (dr. Francisco Soldado); as Secundum Non Nocere - Reoperações em cirurgia da mão (dr. Ronaldo Carneiro), o retalho livre funcional (dr. Jorge Clifton) e a classificação das paralisias do plexo braquial (dr. Jayme Augusto Bertelli).

As Mesas Redondas Internacionais (MRI) da parte da manhã focaram as reconstruções microcirúrgicas, as luxações perilunares, as doenças do consultório e a fibro cartilagem triangular.

Também foram realizadas quatro sessões de cross fire, que aconteceram paralelamente, com os temas Lesão nervo radial em fratura úmero fechada; Exploração aguda X Expectante; Dedo em martelo agudo sem subluxação cirúrgica X Conservador; Lesão nervo radial Neurotização X Transposição Tendinosa e Pseudartrose do escafóide terço médio com ângulo inter escafóide normal - Fixação percutânea X Fixação aberta com enxerto ósseo.

No período da tarde, foram realizadas mais três MRI, que focaram a lesão escafosemilunar/ Artroscopia; esmagamentos da mão; SDRC/ Facticious e complicações da liberação do túnel do carpo. O mexicano dr. Jorge Clifton também voltou a tarde para duas novas palestras, desta vez, abordou a transferência dos dedos do pé para mão e, depois, sobre as lesões do plexo braquial no nascimento.

Em um outro módulo e palestras interacionais, a nação convidada deste ano – Sociedade Israelense de Cirurgia da Mão – compartilhou suas experiências com os congressistas sobre as epidemiologias do trauma da mão em Israel, focando os traumas de guerra.  Paralelamente a apresentação, acontecia, em outra sala, uma palestra sobre fraturas do antebraço na criança, com o dr. Francisco Soldado. Para terminar as palestras internacionais, o dr. Michael Hausman falou sobre fraturas distais do úmero.

A presidente da Comissão Científica, Giana Silveira Giostri, destacou os principais destaques da edição desse ano. “O diferencial do Congresso é a grande presença de palestrantes internacionais. A nação convidada é a Israelense, que pela primeira vez está aqui e tem experiências únicas para compartilhar. A diversidade de temas é imensa, o que possibilita aos congressistas se atualizarem nas áreas de que têm mais interesse”, afirmou.

Ao final da programação do primeiro dia de Congresso, os palestrantes tiveram a oportunidade de conferir os trabalhos em pôsteres em uma sessão especial com degustação de vinho.
 
  Destaques do evento  
   
  Entrevistas Redes Sociais Programação  

Galeria de Fotos

 

     
 
Dr. Michael Hausman em palestra sobre o tratamento
artroscópico do trauma no membro superior
  Mesa Redonda Internacional debateu o diagnóstico e os
tratamentos de lesões da fibrocartilagem triangular do carpo
     
 
O especialista espanhol Francisco Soldado em palestra sobre
as contraturas articulares do ombro na plexopatia neonatal
  Dr. Milton Pignataro homenageando o presidente
de honra do Congresso, dr. Ronaldo Carneiro
     
 
Dr. Samuel Ribak e dr. Osvandré Lech
apresentaram o livro sobre os 60 anos da SBCM
  Congressistas aproveitam o intervalo
para visitar os estandes do Mão 2019